Redes sociais: relevância e estratégia geram resultados

Assim como no xadrez, cada movimento nas redes sociais deve ser pensado estrategicamente

“Qual tipo de conteúdo eu preciso colocar nas redes sociais da minha emissora?” Se essa for a sua dúvida, este post te ajudará a entender alguns pontos importantes.

Toda emissora de rádio quer ter uma rede social que engaje e que cresça de forma continua. Mas quando se fala em conteúdo para as redes sociais, o que vemos são transmissões ao vivo de dentro do estúdio, para que a audiência possa acompanhar.

Esse conteúdo, pode sim gerar uma curiosidade, chamar a atenção dos ouvintes, mas não será de forma continua. Além do mais, muitas situações podem ser flagradas pelas câmeras que não deveriam ser expostas na mídia. Por isso, se a sua estrategia é manter apenas a transmissão ao vivo  nas redes sociais, é aconselhável repensar. Ok?

Mas e aí, o que postar?

Regularidade e estratégia são as palavras-chave da questão conteúdo. Suas redes sociais precisam estar compostas por conteúdo local, como o jornalismo, prestação de serviço, parâmetro da música  e utilidade pública.

E não para por aí. Não só de conteúdo local se vive a audiência, mas também de informações do Brasil e do mundo. Sua audiência está antenada e quer receber as principais notícias do âmbito nacional e internacional.

Mas como desenvolver, é caro?

Se você criar uma equipe dedicada dentro da sua empresa para produzir este tipo de conteúdo, não será um investimento barato. Requer uma equipe de alta performance para criar e produzir, seja em áudio ou  em vídeo e compra de  equipamentos.

Sabemos que estratégia de conteúdo é um desafio para muitas rádios. E por esse motivo, nós da Agência RF trabalhamos como geradoras de conteúdo. Pensamos em cada produto de forma estratégica, para que seja entregue às emissoras com regularidade, que cause uma experiência positiva na audiência e que atraia parcerias comerciais.

Afinal, as rádios buscam se destacar da concorrência. Precisam ser vistas como uma emissora que entrega algo diferenciado das demais.

Fuja do previsível para ser o mais cobiçado pelo seu público e clientes

Dentre nossos conteúdos de redes sociais, citarei dois  para servir como inspiração. Para o conteúdo de jornalismo produzimos o Fique por Dentro”, que é gravado todos os dias trazendo as principais notícias do Brasil e do mundo.

Esse conteúdo é passado para as rádios que assinam o Conteúdo Play (nossa ferramenta de conteúdo e soluções). As emissoras utilizam esse vídeo de notícias nas suas redes sociais  (stories), alcançando maior visibilidade.

Outro exemplo interessante de se abordar nas redes sociais, são as datas comemorativas. Nós selecionamos as principais datas e, a partir daí, pensamos na melhor maneira de criar cada postagem.

produzimos vídeos (pacote de vídeos com as principais datas comemorativas) com sacadas, animação, humor e criatividade. Imagine você produzir esse tipo de conteúdo com a marca da sua rádio? Será criado um novo ambiente ainda mais interessante para sua audiência e novos olhares para os negócios.

Conclusão

As redes sociais não podem ser ignoradas. Procure alinhar conteúdo com regularidade, trazendo informações e assuntos que a sua audiência deseja e precisa saber.

Crie formas diferentes, criativas e estratégicas de entrega do conteúdo. Fazendo isso, sua emissora terá uma base de seguidores acima da média e de forma crescente. E o mais importante, terá  melhores possibilidades de fazer negociações com os seu clientes.

Pensar de uma forma integrada com as redes sociais faz com que sua rádio se destaque das demais. Busque sempre fazer diferente.

 

Link que talvez seja de seu interesse:

Desperte necessidade em seus potenciais clientes

Conteúdo x Resultado: pense diferente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *