Desperte necessidade em seus potenciais clientes

Eu ando pelo país de norte a sul e vejo donos de emissoras reclamando que o contato comercial não está conseguindo vender, às vezes é o contato comercial que  reclama que não tem o que vender.

Muitas emissoras de rádio “bate a cabeça” de como conquistar novos clientes, criar possibilidades comerciais.

Para driblar essa situação e enxergar oportunidades dentro da sua programação, destaquei 3 ações importantes para você executar na sua emissora. Anote aí:

# 1 Planejamento estratégico 

Se você já leu outros textos nossos aqui no blog, já deve ter percebido que batemos sempre em uma tecla muito importante: o planejamento.

Independente do segmento de uma empresa, todas as ações, principalmente na área comercial, precisam ser executadas tendo como base um planejamento estratégico.

Numa emissora de rádio o planejamento deve ser construído com intuito de alcançar novos clientes. Com  esse foco, desenvolva uma linha, de ações e conteúdos, que fortaleça a marca da sua emissora e que, ao mesmo tempo, gere valor para novos anunciantes. E nem preciso dizer, que precisa ser atrativo para a sua audiência consumir.

Para isso, olhe a programação inteira da rádio e pense como criar  produtos e subprodutos para que eles possam ser comercializados. Não adianta ficar encostado nos trinta segundos breack. Sim, ele é muito importante. Ele vende, paga as contas da sua emissora,  mas tem um monte de outras situações que podem ser aproveitadas.

 

# 2 Alinhe as informações com a equipe comercial e diretoria

Mantenha a sua equipe comercial atualizada sobre os conteúdos e, da mesma forma,  tenha o feedback da equipe comercial, de como está a experiência dos seus clientes e as necessidades que eles buscam. Ou até mesmo, os motivos que os impedem de  fechar uma parceria.

Com a sua equipe informada sobre essas questões, você cria maior abertura para que ela possa sugerir ideias e soluções. Afinal, o contato comercial que não sai da cadeira e não busca novas possibilidades não irá fazer dinheiro.

 

 

# 3 Crie possibilidade de patrocínio 

Muitas vezes temos um potinho de ouro próximo de nós  e não o vemos. Não perca as oportunidades comerciais para a sua emissora.

Você precisa criar, despertar a necessidade no seu potencial cliente em anunciar. Não espere que ele bata na porta da sua emissora implorando para ser um patrocinador, sem que haja um incentivo. Nós que temos que correr atrás, mas com apresentação de  conteúdos qualificados.

Faça um escaneamento do conteúdo da sua programação. E se pergunte: qual outro produto atrativo poderia ser encaixado alí?. Você pode fechar uma ação promocional com a sua equipe dentro de um determinado estabelecimento e também criar alguns conteúdos amarrados com aquele determinado produto numa sequência de música.

Suponhamos que você tenha um programa no fim de semana somente com músicas, com duração de meia hora. Que tal criar uma forma de divulgação de uma empresa em cima disso?

Sua equipe comercial pode visitar uma  concessionária e apresentar a eles uma ação de divulgação da empresa, como  o “Top Dez” das músicas mais aceleradas. E claro, essa ação levaria o nome da empresa, como por exemplo: “Top Dez Fiat do Ferri” rsrsr, além da presença da equipe de promoções em frente ao estabelecimento, por um prazo determinado.

Eu tenho a certeza que o cliente passa a ser abraçado de outra forma e, consequentemente, o dinheiro começa a vir em outro volume para a sua emissora.

Conclusão

É possível a sua emissora se tornar um ímã de clientes. Para isso, é necessário gastar um pouco mais de tempo para estudar o que está sendo feito. O que gera resultado e o que deve ser modificado. Aposte sempre em algo diferente e criativo.

No Conteúdo Play, buscamos criar produtos que possam ser suporte comercial para rádios regionais. Nossos programas e quadros são elaborados para despertar nas emissoras, novas possibilidades de negócios.

Temos conteúdos voltados para o segmento de tecnologia, jornalismo, entretenimento, automobilístico, esporte, dentre outros.

Um exemplo de sacada comercial é o nosso quadro Aninha na Cozinha, com dicas de culinária. A equipe comercial pode ir a uma rede de supermercado da região e apresentar esse conteúdo, que é uma forma criativa de patrocínio.

Ouça o quadro Aninha na Cozinha! 

Conheça nossos outros quadros 

 

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